Como Fazer Curso de Cupcake Online? → Ganhe Uma Renda Extra

0

Se você já experimentou um cupcake – bolinho decorado típico dos Estados Unidos – e gostou, mas gostaria de prepará-los para oferecer a parentes e amigos, e não tem habilidades na cozinha, não há com o que se preocupar. Preparar cupcakes não é nada complicado e é muito fácil de fazer. Como fazer cupcake, então?

História do CupCake

Criados como bolos individuais de aniversário no século 19, nos Estados Unidos, os cupcakes são chamados assim porque têm o tamanho de uma xícara de chá, já que cup é xícara e cake é bolo. No Reino Unido, o bolinho se chama “Fary Cakes”ou bolo de fadas.

Os tradicionais mini bolos são pequenos, mas também saborosos, coloridos e divertidos. Assados em forminhas de papel frisadas, a massa do cupcake é bem simples e leve, tendo como ingredientes básicos a manteiga, o açúcar, a farinha e os ovos.

Já a cobertura de glacê leva extrato de baunilha, açúcar, manteiga e gordura vegetal hidrogenada. Eles podem ainda ser decorados com confeitos, ganache, pasta americana ou creme de manteiga.

Nos Estados Unidos, o interesse pelo cup cake começou a crescer e a se espalhar quando as pessoas iam ainda de madrugada para a frente das padarias para esperar pelos bolinhos.

Já a fama do cupcake percorreu o mundo quando a personagem de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) e as amigas Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon), do seriado e do filme “Sex And The City”, aparecerem apreciando esse típico bolinho norte-americano.

Em Nova York, por exemplo, o sucesso do bolo cupcake é tanto que os turistas podem percorrer, em forma de roteiro turístico, os lugares mais famosos da cidade que produzem o bolinho. Em algumas lojas mais badaladas, há até filas com gente de todo o mundo disposta a esperar pela próxima fornada.

No entanto, os brasileiros não precisam ir aos Estados Unidos para provar o cupcake. Hoje, já há uma enorme variedade de lojas em todo o Brasil que oferecem o bolinho para seus clientes. E já é um sucesso.

Os cupcakes podem ser oferecidos como lembrancinhas em festas de casamento, aniversário, primeira comunhão, batizados. Podem ainda ser oferecidos no café da manhã, no chá da tarde, no brunch, ou durante eventos da empresa.

A criatividade na elaboração dos bolinhos é tanta que já são produzidos cupcakes temáticos. No dia dos namorados, por exemplo, você pode oferecer um bolinho decorado com um coração à sua namorada. Ou quem sabe, oferecer um cup cake à sua mãe no dia das mães, ou até comer um cup cake de chocolate com coelhinho e cenoura de enfeite na cobertura na Páscoa.

E durante as festas juninas, que tal experimentar o minibolo de paçoca ou de amendoim? E que tal encomendar cupcakes com o logotipo da empresa para brinde corporativo? Em se tratando de cupcakes, não há limites para a imaginação.

Mas, além dos cupcakes também é possível encontrar nas principais cidades brasileiras os bolinhos muffin. Mas, qual é a diferença entre os dois, já que os muffins também são bolinhos assados em xícaras? Bom, a diferença básica está na massa e na cobertura.

Enquanto que os cupcakes são feitos com uma massa mais simples, leve e doce, os muffins têm a massa mais pesada e levam menos açúcar. Já os cupcakes são mais elaborados, pois podem ter a cobertura decorada ao gosto do freguês e levam enfeitinhos, enquanto que os muffins são bolinhos mais comuns, mais simples e não levam cobertura.

Bom, mas independentemente das diferenças entre cupcakes e mufffins vale a pena experimentar os dois bolinhos e descobrir aquele que você mais gosta. No caso do cupcake você provavelmente irá se lambuzar devido a cobertura, mas esqueça e saboreie o minibolo.

Deixo porém, uma dica, na hora em que optar por um cupcake: não pense em calorias. Afinal de contas, nesse momento de degustação é melhor esquecer a balança e comer com prazer.

Como Fazer Curso de Cupcake

Bom, aqui no Brasil a febre dos cupcakes já chegou. Por isso, cresce o número de pessoas que deseja fazer seus próprios minibolos, seja para comer e oferecer a amigos ou familiares, ou para ganhar um dinheiro extra.

Ao perceber esse mercado consumidor, os cake designer, ou seja, profissionais que decoram bolos resolveram criar cursos de cupcake e, assim, ensinar os segredinhos de como fazer aqueles minibolinhos deliciosos. Quem sabe se ao fazer um curso você não descobre uma nova vocação e também se transforma em um cake designer?

As aulas do curso de cupcakes decorados são 100% práticas. Nelas, os interessados irão aprender a fazer a massa, o recheio, as coberturas cremosas e os modelos para decoração, que podem variar dependendo da época do ano.

A decoração é uma parte muito importante do curso de cupcake, pois na hora de escolher o bolinho, uma decoração criativa pode fazer a diferença e chamar a atenção do cliente que pode contratar o profissional para preparar cupcakes temáticos. Já pensou em criar cupcakes específicos para a Páscoa, Natal, Festas Juninas, aniversários, casamentos, batizados, primeira comunhão? A criatividade não tem limites.

Não há nenhum pré-requisito para se inscrever em cursos de cupcakes. Normalmente, para ser mais fácil explicar o cupcake passo a passo, as turmas são em número reduzido, no máximo, 10 pessoas por vez. Assim, com um número limitado, os alunos podem absorver melhor as informações e aproveitar as aulas para tirar as dúvidas.

Livros de Cupcake

Se você não tem tempo nem dinheiro para frequentar um curso sobre cupcakes, uma outra alternativa é o livro de cupcake. No entanto, a maioria dos livros que encontramos à venda sobre cupcakes são em inglês. Encontramos somente um em português: “O Mundo dos Cupcakes” (Carole Crema), da Editora DBA, que reúne 50 receitas para você se deliciar. Veja Também: Melhores Tipo de Embalagem para Cupcake.

Mas, vamos deixar também dicas de livros em inglês: “Cupcakes, Cupcakes & More Cupcakes” (Lilach German), Editora: Imagine Publishing; “Martha Stewart´s Cupcakes (Martha Stewart)”, Editora: Clarkson Potter e “1,000 Ideas for Decorating Cupcakes, Cookies & Cakes” (Sandra Salamony), Editora: Quarry Books.

Mas, se você não tem dinheiro para pagar curso ou para comprar um livro sobre cupcake, você ainda tem mais uma chance. Encomendar apostilas de cupcake pela internet que, geralmente, são mais baratas que os livros que encontramos nas livrarias é uma boa ideia. Através das apostilas você vai aprender o passo a passo de forma prática e rápida, e tudo acompanhado de fotos.

Avalie Esse Artigo post