A esfiha é um daqueles alimentos que se tornou um fenômeno mundial no ramo culinário. Ela se tornaram um sucesso por três motivos. gostosas, práticas para comer e baratas. Elas são vendidas desde casa especializadas em comida árabe até em bares.
História da Esfiha
Existe a dúvida se a origem da esfiha é siria ou libanesa, entretanto o mais certo é que seja libanesa. Os fenícios que era uma antiga civilização em que se localizavam onde hoje se situa o Líbanos e parte da Síria e Israel, acrescentavam carne e cebola no pão sírio, antecessor da esfiha.
Assim que o Iraque passou a cultivar cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos, foi criado então o pão chato e redondo. Surgiu a esfiha então quando o Líbano introduziu o hábito de acrescentar em cima do pão a carne e a cebola.
Curiosamente esse costume chegou na Itália durante as Cruzadas, mas os italiannos substituíram a carne por queijo e adicionaram tomate e foi assim que surgiu a pizza. A esfiha fechada surgiu no Ocidente.
A esfiha aberta que conhecemos chegou no Brasil com os imigrantes sírio-libaneses, entre os séculos XIX e XX. A esfiha que já existe há mais de 3 mil anos mas essa maravilha chegou no Brasil tardiamente.
Como Começar Um Negócio de Vendas de Esfihas?
Muitas pessoas tem dificuldade de começar qualquer tipo de negócio, seja pela falta de preparo, tempo, medo ou dinheiro.
O modelo de negócio de esfiharia é um tiro certo se você fornecer produtos de qualidade. Por ser um alimento barato tanto para produzir como para vender, as pessoas adoram justamente pelo preço e pela praticidade para comer.
As esfihas podem ser feitas de diversos tamanhos, modelos e infinitos sabores. Usando ingredientes de qualidade, carinhos naquilo que está fazendo e dedicação é garantia de sucesso.
Você pode estar se perguntando em como começar a vender. O outro lado bom de produzir esfihas é que você pode começar dentro de casa mesmo e vender sobe encomendas. Ou até então investir em um trailer e vender nas ruas. Pode também investir mais e abrir um estabelecimento fixo. Existem inúmeros jeitos de vender esfihas é só atiçar a sua criatividade.
Como Fazer Esfiha Aberta Clássica de Carne
Esfihas abertas são muito gostosas, você consegue vender a um preço barato e com toda certeza conseguirá uma ótima renda com elas. Vamos ver agora como preparar uma de carne que é fantástica.

Receita Esfiha Aberta Clássica de Carne
15
PORÇÕES1
hourIngredientes
Massa:
2 tabletes de fermento
1 colher de sopa rasa de açúcar
3 xícaras de água morna
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de sal
trigo até dar ponto
Recheio:
1 kg de patinho moído
tomate sem semente
cebola
limão
azeite
pimenta síria
sal
Modo de Preparo
- Primeiramente, para a massa Misture o fermento e o açúcar até que fique completamente dissolvido.
- Em seguida, acrescente a água e o óleo, misture mais um pouco e depois ponha os outros ingredientes da massa e sove bem.
- Logo após, com a massa já no ponto, faça uma bolinha, no tamanho de uma de tênis, e coloque em um recipiente com água e cubra com uma toalha para aquecer.
- No entanto, quando a bolinha subir ela estará pronta para ser aberta. Cada bolinha dessas rende duas esfihas grandes.
- A seguir, prepararemos o recheio de carne, comece temperando a carne com os ingredientes a gosto e reserve por um tempo para que a carne pegue bem o gosto dos temperos.
- Depois disso, com a carne já temperada, abra a massa e coloque o recheio, sem o caldo. Faça isso com todas as esfihas e coloque em uma assadeira.
- Por fim, leve em forno médio até assar.
Elas ficam uma delícia e você vai conseguir vender muito rápido.Não deixe de fazer e veja também as outras receitas aqui no site. Até a próxima.
A Extrema Importância da Higiene
Mesmo que você comece o seu empreendimento dentro de casa é necessário que você consiga um alvará de funcionamento para dores de cabeça com a Vigilância Sanitária.
Para conseguir um alvará você deve procurar a Vigilância Sanitária da sua cidade para que você não se surpreenda com eventuais multas.
Pesquise sobre cursos de higiene e manipulação de alimentos pois isso irá facilitar que você consiga o alvará e as demais licenças necessárias.
É necessário você pensar não só no seu empreendimento mas também no seu cliente. Não queremos prejudicar a saúde dele. Visto isso vamos algumas dicas essenciais básicas de higiene:
Sempre quando for começar a preparação das suas esfihas siga as seguintes etapas:
- Tire os anéis
- Lavar bem as mãos com sabonete neutro ou detergente é essencial
- Use luvas, toucas e um avental
A touca é extremamente importante. Prenda o cabelo antes de colocar a touca, afinal não queremos cabelo caindo no meio do enchimento de suas esfihas. Além de deixar nossos clientes muito insatisfeitos, também prejudica a imagem da empresa.
Regularização da Empresa
Com o crescimento do seu o negócio o ideal é que você formalize a sua empresa. Através da MEI (Microempreendedor Individual) é possível oficializar o seu negócio com um faturamento mensal de R$:6750,00
A MEI permite que você consiga créditos bancários para aumentar o seu negócio e o custo mensal para a manutenção da MEI é de R$:61,90 mensal.
Invista Nas Redes Sociais
Facebook e Instagram têm usuários muitos amplos de muitas localidades. Eles são responsáveis pela maior parte da promoção da sua marca. Neles você pode colocar seus contatos na ordem. Tire fotos bonitas de suas esfihas, pois isso conquistará seus clientes em potencial.
Crie uma marca que lhe dará mais credibilidade com seus clientes. Faça adesivos e coloque o nome da sua marca na caixa de pedidos das esfihas. Ao criar uma marca, opte pelo visual mais simples, ou seja, sem muita informação e mais foco no nome da marca, isso garantirá que as pessoas guardem com mais facilidade.