Como Sovar Massa De Pão

0

Um dos passos mais importantes para dominar o cozimento do pão é como sovar a massa do pão. A técnica é relativamente fácil. Envolve apertar a massa sob a palma da mão e empurrá-la para fora.

Uma vez que a bola de massa passa de forma limpa, ela gira e o processo se repete. Isso é feito dentro de um período de tempo que as receitas de pão geralmente especificam. Se o pão não for sovado, ele formará uma massa densa e não comestível ou um monte de migalhas cozidas desigualmente quando assar.

Como Faço Para Sovar a Massa de Pão

A primeira coisa a fazer ao preparar a massa é preparar a superfície. A massa onde será sovada deve estar em um lugar firme para que não escorregue devido à pressão aplicada. A superfície também deve ser enfarinhada para evitar que a massa grude.

A massa deve ser colocada no centro da área de amassar e formar bolas soltas ou pilhas, dependendo da consistência. Se precisar adicionar ingredientes molhados, faça um buraco no centro da massa e coloque os ingredientes nele.

As paredes ao redor dos ingredientes são empurradas para o centro até que a parte líquida seja incorporada à massa e não saia da superfície. Quando a massa estiver em uma pilha coesa, é hora de começar a amassar a massa do pão.

Comece a amassar a massa de pão, empurrando-a para dentro da massa e usando as palmas das mãos levemente para baixo. Quando a palma da sua mão atingir o outro lado da massa, dobre a massa ao meio e gire-a de um sexto a um quarto. Repita o processo, incluindo dobrar e girar. Este é o verdadeiro processo de amassar.

Sovar a massa do pão é necessário seguir o passo a passo da receita. Para muitas massas à base de fermento, o tempo de amassamento é de 10 a 20 minutos. Este tempo permite que o glúten no pão se desenvolva. Este desenvolvimento de glúten é o que faz com que o interior do pão seja arejado e fofo.

É importante amassar a massa do pão para que o glúten possa esticar, mas não quebrar. Isso significa que a massa deve ser dobrada e esticada à mão, não separada.

Também é importante manter a farinha por perto ao amassar, porque se a massa estiver muito pegajosa, você pode precisar de mais farinha para trabalhar. A farinha também pode ser usada para revestir as mãos para que a massa não grude nas mãos.