Por Que o Pão Cresce e Depois Seca?

0

As pessoas que gostam de fazer um pão delicioso nas horas vagas se preocupam muito com sua textura e sabor. Uma das perguntas mais importantes é: por que o pão sopra e depois seca? Tem a ver com a mistura de ingredientes? A temperatura importa? Ou existe algum truque para evitar que isso aconteça?

Quando o pão murcha, ele perde todas as suas melhores características, como a textura macia, a crosta crocante e até mesmo o formato é severamente danificado.

Se você nunca se aventurou a fazer pão caseiro por medo de algo tão desagradável acontecer, eu tenho uma solução para você. Hoje, você aprenderá por que o pão cresce e depois murcha, quais são os principais motivos e como fazer o melhor pão em casa que ninguém resiste. pode vir?

Por que meu pão cresce e depois seca?

Não há dúvida de que o processo de crescimento da massa é essencial para sua aparência fofa e bonita. No entanto, esta etapa requer mais cuidados. Afinal, se você deixar a massa de fora por muito tempo, ela vai expandir mais quando for ao forno. resultado? A massa vai rachar, liberando partículas de ar produzidas pelo fermento, fazendo com que a massa fique fofa e comece a murchar.

Portanto, para evitar que isso aconteça, o tempo máximo de descanso da massa antes de ir ao forno é de 1 e 1/2 horas. Coloque em formas untadas e enfarinhadas 1 hora antes e 30 minutos depois.

Outra causa desse problema é colocar o pão no forno muito alto. Quando o pão é assado em forno muito quente, interfere diretamente no crescimento da massa, ou seja, retarda-o.

Como resultado, você terá pão dourado por fora, mas cru por dentro. Então, quando você tirar o pão do forno e deixar esfriar, ele começará a murchar porque o lado de fora é muito mais duro que o de dentro.

Outros motivos comuns incluem ingredientes vencidos, temperaturas diferentes antes de mexer, fornos que são ligados muito cedo, fornos não pré-aquecidos, etc. A seguir, falarei sobre 5 dicas que podem te ajudar a evitar que seu pão murche e perca toda a sua beleza e sabor.

5 dicas para fazer o pão perfeito!

1 – Evite fermento químico
O fermento químico em pó é muito bom, porém, seu preparo é mais indicado para bolos. No caso do pão, pode não funcionar como esperado. Quando o fermento não é suficiente, está vencido ou não é adequado para fazer pão, seu pão pode murchar ao final da receita.

O fermento químico é ativado pelo calor do forno. Portanto, como um dos processos de produção de pão é deixá-lo crescer, isso não é possível com a fermentação química.

2 – Leite ou água?
Aposto que você já viu esses dois ingredientes em receitas de pães caseiros, não é mesmo? Mas você sabia que cada um deles tem um propósito diferente? Certo, é isso!

Se o seu objetivo é obter um pão bem fofinho, opte por adicionar leite à receita para deixar essa liga pronta para amassar. Agora, se o seu objetivo é obter um pão caseiro super crocante, opte pela água. Ambos os ingredientes expandem e hidratam a massa, garantindo mais elasticidade.

3 – Retire imediatamente do forno

Por que o pão incha e depois seca? Dê uma olhada!

Ao contrário da crença popular, deixar o pão no forno após o cozimento fará com que a massa comece a murchar gradualmente. Quando o pão caseiro estiver pronto, toda a sua umidade foi distribuída. À medida que o forno começa a esfriar, essa umidade tende a migrar para fora do pão, ou seja, para a crosta. Desta forma, a crosta do pão começa a amolecer, então o pão começa a murchar.

4 – Coloque a quantidade certa de farinha de trigo
A farinha de trigo é a chave para fazer um pão muito fofo. Quando você adiciona menos farinha do que o indicado, ela parecerá enrugada após o cozimento porque ainda pode estar crua no centro.

Além de ligar e deixar a massa mais elástica, a farinha de trigo também a ajuda a cozinhar por completo. No entanto, se você adicionar mais farinha do que o especificado, acabará com um pão mais duro.

Então a medida exata é quando o pão começa a sair de suas mãos e você vê uma massa bem macia. Quando você pode moldar totalmente a massa, está pronto para farinha.