
Arroz Integral Colorido, Fácil e Simples
6
PORÇÕES1
hourSeja lá qual for o porquê da escolha, pelo sabor ou pela saúde, é preciso respeitar alguns cuidados no preparo deste grão para que ele fique saboroso.
O primeiro deles é que não se deve refogar o arroz integral. Como ele tem a casquinha e, portanto, uma dureza maior, se você o refogar como faz com o arroz polido, ele vai ficar terrivelmente mais duro.
Outro cuidado a tomar é em relação à proporção de água e arroz. Enquanto no polido a proporção padrão indica uma parte de arroz para duas de água, no integral essa proporção aumenta. Dependendo de como você preferir a consistência do grão, use uma parte de arroz para três de água ou mesmo quatro ou até cinco!
Ingredientes
1 xícara de arroz integral
1 colher (chá) de óleo de milho
2 dentes de alho
3 xícaras de água
1 xícara de grão-de-bico cozido
½ lata de milho verde
1/4 xícara de ervilha fresca
Sal a gosto
Modo de Preparo
- Primeiramente, se não tiver o grão-de-bico já cozido, cozinhe-o em panela de pressão por 15 minutos, depois de iniciar a pressão.
- Em seguida, obviamente isso se você deixou o grão de molho em água na véspera. Caso contrário, demorará em torno de uma hora de cocção.
- Logo após, escorra e reserve.
- No entanto, pique o alho.
- Após isso, coloque o óleo em uma panela de tamanho médio, junte o alho e refogue ligeiramente.
- Portanto, adicione a água (sempre a água primeiro, quando o arroz é integral, não se esqueça!), o arroz, um pouquinho de sal e deixe cozinhar.
- Por fim, quando estiver com a água quase secando, junte os demais ingredientes: grão-de-bico, milho e ervilha, e termine de cozinhar.