Receita Batata Hasselback a Charmosa Batata Laminada, Fácil e Simples, Como Fazer

0
Share
Batata Hasselback a Charmosa Batata Laminada, Fácil e Simples

Batata Hasselback a Charmosa Batata Laminada, Fácil e Simples

RENDIMENTO

5

PORÇÕES
PREPARO

2

hours 

Ingredientes

  • 5 batatas de tamanho médio
    7 colheres (sopa) de azeite de oliva
    4 ou 5 raminhos de alecrim e mais alguns para decorar
    1 colher (café) de sal
    Papel alumínio

Modo de Preparo

  • Primeiramente, lave e pique o alecrim (deve dar umas 3 a 4 colheres (sopa). Misture-o em uma tigelinha com o azeite e o sal e deixe assim por meia hora, para que o azeite se impregne pelo sabor da erva.
    Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Forre um refratário pequeno com alumínio deixando uma parte maior para cobri-lo.
  • Em seguida, higienize bem as batatas (ficarão com a casca!). Corte uma tampinha rasa em cada uma para que fique como base e elas não “dancem” na assadeira.
  • Logo após, com uma faca bem afiada faça fatias finas em toda a batata, mas sem chegar até a parte inferior, para que se mantenham unidas. Isso fica facilitado se você a apoiar dentro de uma colher de sopa para que limite a profundidade do corte das lâminas.
  • A seguir, coloque as batatas sobre a forma forrada e untada com azeite e regue as batatas com metade do azeite com alecrim, separando um pouco, com cuidado, as “lâminas” (fatias) para que o líquido temperado penetre. Feche o alumínio e leve ao forno por uns 20 minutos.
  • Por fim, abra-o, regue com o azeite restante, feche novamente o alumínio e leve de volta por mais uns 40 minutos. Abra, espete um garfo para testar a cocção e, se estiverem já macias, retire o alumínio superior e leve ao forno bem quente por apenas uns dez minutos para que dourem ligeiramente. Se não estiverem prontas, regue com o azeite da forma e asse por mais um tempinho antes de finalizar. Sirva quente, decoradas com um galhinho de alecrim. Bom apetite.