Receita Bolo Zebra de Chocolate e Baunilha, Fácil e Simples, Como Fazer

0
Share
Bolo Zebra de Chocolate e Baunilha, Fácil e Simples

Bolo Zebra de Chocolate e Baunilha, Fácil e Simples

RENDIMENTO

12

PORÇÕES
PREPARO

1

hour 

Desconheço qual é sua opção dentro da cozinha, se repetir eternamente as mesmas receitas, ou se aventurar em testes, para inovar e surpreender.

Particularmente, prefiro a liberdade de experimentar novos ingredientes, sabores e modos de preparo. O risco é o de, eventualmente, algo não dar certo, e dar muita risada com isso. Mas a chance de aprender e descobrir delícias não tem preço!

Hoje trago a receita de um bolo muito conhecido, o chamado “bolo mármore”. Intercalando porções de massa clara e escura cria-se o efeito que lhe dá o nome. Mas hoje ele vem com uma cara diferente: o bolo zebra. Graças a uma técnica bem simples, é possível dar esse visual todo charmoso com as cores que lembram a pelagem do pitoresco animal que habita as savanas africanas. Não é lindo?

Fica um bolo fofo e gostoso que acompanha divinamente o café ou chocolate quente nas tardes frias, ou um bom copo de leite gelado, no calor. Com uma bola de sorvete também vira sobremesa!

Ingredientes

  • Ingredientes do bolo:
    1 xícara de leite
    2 xícaras de açúcar
    3 colheres (sopa) cheias de margarina ou manteiga em temperatura ambiente (80 gramas)
    3 xícaras de farinha de trigo
    4 ovos
    4 colheres (sopa) de chocolate em pó
    1 colher (sopa) de fermento em pó
    3 a 4 gotas de essência de baunilha

    Ingredientes da cobertura:

    1 lata de leite condensado
    2 colheres (sopa) de manteiga
    3 colheres (sopa) de chocolate em pó
    1 colher (sopa) de creme de leite

Modo de Preparo

  • Primeiramente, unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma com aro removível.
  • Em seguida, em uma vasilha misture o açúcar com a manteiga e junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. Junte a farinha peneirada, o leite, a baunilha e bata novamente (pode ser com colher, energicamente).
  • Logo após, na batedeira, bata as claras em neve e reserve. Agora sim pode usar a batedeira na massa por uns três minutos, para que fique bem cremosa e homogênea.
  • A seguir, desligue e, com espátula, junte as claras, com movimentos envolventes. Depois o fermento e misture.
  • Depois disso, separe metade da massa na vasilha onde bateu as claras e junte o chocolate em pó. E agora vamos à novidade da técnica!
  • No entanto, com duas colheres grandes ou conchas, coloque alternadamente uma medida de massa clara e escura de cada vez. Inicie com a massa clara, colocando no centro da forma, pegue da escura e a sobreponha, com cuidado, bem no centro. De novo uma clara por cima da escura, e assim por diante, de maneira que cada nova cor, colocada por cima e no meio, empurre a anterior para os lados.
  • Depois, leve para assar em forno médio por uma hora (faça o teste do palito). Espere esfriar para desenformar. Depois de desenformar vire-a para que o lado dourado fique para cima, a menos que queira cobri-lo.
  • Por fim, para fazer a cobertura, em uma panela acrescente a lata de leite condensado com a manteiga e o chocolate em pó, em fogo baixo, mexendo sempre até começar a ver o fundo da panela. Pode acrescentar uma colher (sopa) de creme de leite quando esfriar, para deixar mais cremosa. Espalhe por cima. Bom apetite