Receita Lasanha de Berinjela Com Presunto e Queijo, Fácil e Simples, Como Fazer

0
Share
Lasanha de Berinjela Com Presunto e Queijo, Fácil e Simples

Lasanha de Berinjela Com Presunto e Queijo, Fácil e Simples

RENDIMENTO

6

PORÇÕES
PREPARO

2

hours 

A substituição da massa por fatias de berinjela é uma alternativa menos calórica e mais saudável para esse prato tão bem-vindo nos dias mais frios.  Hoje muita gente faz essa opção, já que o prato se popularizou bastante.  Mas geralmente é feito com o recheio de carne, como havia dito e como eu mesma costumo fazer.
Mas esta lasanha de berinjela com presunto e queijo foi uma muito grata surpresa para o paladar. A ideia nasceu de um excedente de recheio que havia feito para uns pães. Aqui em casa somos adeptos à política do desperdício zero, por ideologia e por economia. E por isso pensei em aproveitá-lo para um almoço.

Ingredientes

  • Ingredientes da Lasanha:
    800 a 900 gramas de berinjela
    400 gramas de cebola (2 cebolas)
    3 dentes de alho
    500 gramas de tomate
    2 colheres (sopa) de óleo de milho
    1 tablete de caldo de carne (opcional)
    2 colheres (sopa) de extrato de tomate
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    Folhas de manjericão
    ¼ xícara de água
    50 gramas de mussarela ralada ou parmesão (para polvilhar a superfície da lasanha. Eu usei mussarela)
    70 gramas de catupiry

    Ingredientes do recheio de presunto e queijo:
    200 gramas de ricota
    120 gramas de presunto (de preferência em pedaço para cortar em cubinhos)
    70 gramas de mussarela ralada
    1 tomate
    1 colher (sopa) de azeite de oliva
    Sal, pimenta-do-reino e orégano seco a gosto

Modo de Preparo

  • Primeiramente, lave e fatie as berinjelas no sentido do comprimento com a largura aproximada de 1 cm. Cozinhe em água fervente com sal rapidamente, apenas 2 minutos. Escorra, passe na água corrente para interromper a cocção e reserve, escorrendo.
  • Em seguida, prepare o molho de tomate, da forma tradicional. Todo mundo sabe, mas acolhendo os mais novatos, vamos lá à explicação.
  • Logo após, descasque e elimine as sementes dos tomates e pique-os. Pique também a cebola e o alho. Aqueça em uma panela o óleo e doure a cebola. Some o alho e mexa. Depois o tomate picado e deixe cozinhar, mexendo.
  • Depois disso, adicione o extrato, a água, os temperos e cozinhe em fogo baixo até ficar um molho mais encorpado. Não pode ser muito líquido, diferentemente de quando fazemos a lasanha tradicional, com massa. A berinjela não absorve o líquido excedente e ninguém quer tomar sopa de berinjela, né?
  • A seguir, enquanto isso prepare o recheio propriamente dito. Pique o presunto, tire a pele e as sementes do tomate e pique-o.  Rale a mussarela e a ricota. Misture tudo isso em um bowl juntamente com os demais ingredientes para temperar. Prontinho?  Agora a montar a lasanha!
  • No entanto, em uma travessa refratária (isto é, que possa ir ao forno), untada com azeite, coloque um pouco do molho, uma camada da berinjela, molho de tomate, o recheio de presunto e queijo e todo o catupiry. Repita a operação: berinjela, molho, recheio. Finalize com a mussarela ralada ou parmesão.
  • Por fim, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos para que doure o queijo por cima e fique tudo bem quente e delicioso. Bom apetite.