Receitas com mandioca: Veja essas opções deliciosas para experimentar hoje mesmo

0

A mandioca é um ingrediente versátil, rico em nutrientes e muito popular na culinária brasileira. Com ela, é possível preparar diversas receitas deliciosas, que vão desde pratos salgados até sobremesas doces. Neste artigo, vou compartilhar algumas das melhores receitas com mandioca que você pode experimentar em casa.

Uma das receitas mais populares com mandioca é o bolinho de mandioca com carne-seca. A combinação do sabor suave da mandioca com a carne-seca bem temperada é simplesmente irresistível. Outra opção deliciosa é o bolinho de mandioca com espinafre, que é uma ótima opção para quem quer uma opção mais saudável.

Se você prefere pratos mais elaborados, pode experimentar a mandioca ao molho branco ou o bacalhau gratinado com creme de mandioca. Ambos os pratos são ricos em sabor e têm um toque gourmet que vai impressionar seus convidados. E se você tem um doce dente, não pode deixar de experimentar a mandioca frita com açúcar e canela ou o bolo de mandioca com coco ralado.

Receitas com Mandioca Salgadas

Se você é fã de receitas salgadas com mandioca, saiba que existem várias opções deliciosas para experimentar. Nesta seção, vou compartilhar algumas das minhas receitas favoritas.

Bolinho de Mandioca Frito

O bolinho de mandioca frito é um petisco delicioso e fácil de fazer. Basta cozinhar a mandioca, amassá-la com um garfo e misturar com temperos e outros ingredientes de sua preferência, como queijo, carne moída, frango desfiado, cebola e salsa. Depois, é só moldar os bolinhos e fritá-los em óleo quente até ficarem dourados. Sirva com um molho de pimenta ou maionese caseira.

Escondidinho de Carne Seca com Mandioca

O escondidinho de carne seca com mandioca é um prato típico do Nordeste brasileiro e muito saboroso. Para prepará-lo, cozinhe a mandioca até ficar macia, amasse com um garfo e misture com leite, manteiga e sal. Em seguida, refogue a carne seca com cebola, alho e tomate, e monte o escondidinho em um refratário, intercalando camadas de purê de mandioca e carne seca. Leve ao forno para gratinar e sirva quente.

Purê de Mandioca

O purê de mandioca é um acompanhamento simples e gostoso para diversos pratos. Para fazer, cozinhe a mandioca até ficar macia, amasse com um garfo e misture com leite, manteiga e sal. Se quiser, adicione queijo ralado, alho-poró, cebolinha ou outros temperos de sua preferência. Sirva quente com carnes, frango, peixes ou legumes.

Farofa de Mandioca

A farofa de mandioca é um acompanhamento crocante e saboroso para diversos pratos. Para fazer, rale a mandioca e frite em óleo quente até ficar dourada. Em seguida, refogue com cebola, alho, bacon, linguiça ou outros ingredientes de sua preferência, e misture com farinha de mandioca e sal. Sirva quente com arroz, feijão, carnes ou saladas.

Experimente essas receitas com mandioca salgadas e surpreenda seus amigos e familiares com novos sabores.

Receitas com Mandioca Doce

Bolo de Mandioca com Coco

Eu adoro bolo de mandioca com coco! É uma receita simples e fácil de fazer. Você pode usar mandioca ralada fresca ou congelada para esta receita. Aqui está o que você precisa:

IngredientesQuantidade
Mandioca ralada2 xícaras
Açúcar1 xícara
Coco ralado1 xícara
Leite de coco1 xícara
Ovos3
Manteiga1/2 xícara
Fermento em pó1 colher de sopa

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em uma tigela grande, misture a mandioca ralada, o açúcar, o coco ralado, o leite de coco, os ovos e a manteiga.
  3. Adicione o fermento em pó e misture bem.
  4. Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada.
  5. Asse por cerca de 40 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.

Pudim de Mandioca

O pudim de mandioca é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer. Aqui está o que você precisa:

IngredientesQuantidade
Mandioca ralada2 xícaras
Leite2 xícaras
Leite condensado1 lata
Ovos3
Açúcar1 xícara
Água1/2 xícara

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em uma panela, misture a mandioca ralada e o leite. Leve ao fogo médio e cozinhe até a mandioca ficar macia.
  3. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
  4. No liquidificador, bata a mistura de mandioca e leite com o leite condensado e os ovos.
  5. Em uma forma de pudim, misture o açúcar e a água e leve ao fogo até caramelizar.
  6. Despeje a mistura do liquidificador na forma caramelizada.
  7. Asse em banho-maria por cerca de 1 hora ou até que esteja firme.

Beijú de Mandioca

O beijú de mandioca é uma receita tradicional do Nordeste brasileiro. É uma opção deliciosa para o café da manhã ou lanche da tarde. Aqui está o que você precisa:

IngredientesQuantidade
Mandioca ralada2 xícaras
Água1 xícara
Sal1 colher de chá

Modo de Preparo:

  1. Em uma tigela, misture a mandioca ralada, a água e o sal.
  2. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio.
  3. Com uma concha, despeje a mistura na frigideira e espalhe com as costas da concha.
  4. Cozinhe por cerca de 2 minutos de cada lado ou até que esteja dourado.

Receitas com Mandioca para Veganos

Como vegano, eu sei o quanto pode ser difícil encontrar receitas que sejam deliciosas e nutritivas. Felizmente, a mandioca é um ingrediente versátil que pode ser usado em diversas receitas veganas. Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas com mandioca:

Hambúrguer

Um hambúrguer de mandioca é uma opção deliciosa e saudável para quem busca uma alternativa vegana para carne. Para preparar, misture a mandioca cozida e amassada com farinha de trigo, cebola, alho, sal e pimenta a gosto. Modele a mistura em formato de hambúrguer e frite em óleo quente até dourar. Sirva em um pão vegano com alface, tomate e maionese vegana.

Coxinha

A coxinha de mandioca é uma opção vegana para quem sente falta desse salgado tão popular no Brasil. Para preparar, cozinhe a mandioca e amasse até formar um purê. Refogue cebola, alho, tomate e pimentão em uma panela e misture com o purê de mandioca. Modele as coxinhas e empane em farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.

Creme

Um creme de mandioca é uma opção saudável e reconfortante para aqueles dias mais frios. Para preparar, cozinhe a mandioca até ficar macia e amasse até formar um purê. Refogue cebola, alho e alho-poró em uma panela e adicione o purê de mandioca. Adicione leite de coco e água até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva quente.

Experimente essas receitas deliciosas com mandioca e descubra como esse ingrediente pode ser versátil e nutritivo na dieta vegana.

Avalie Esse Artigo post